1. A plantação e a colheita do algodão
O algodão é cultivado utilizando proteção orgânica certificada contra insetos e ervas daninhas, fertilizantes orgânicos e fornecimento de água sustentável.
Os agricultores fazem a colheita do algodão após as primeiras geadas, deixando que as folhas da planta de algodão caiam naturalmente. Esta desfolha natural elimina a necessidade de químicos no processo de colheita.
O Barnhardt Purified Cotton (um negócio familiar Barnhardt) é o parceiro de purificação de algodão da Tampax e fornece fibra de algodão há mais de 100 anos para utilização em aplicadores médicos, farmacêuticos, de saúde, pessoais e de cuidados domiciliários. A Barnhardt fornece algodão orgânico proveniente exclusivamente de quintas familiares no Texas (Estados Unidos) e é membro do programa Cotton LEADS℠, que promove a produção sustentável de algodão.
2. O descaroçamento do algodão
Após a colheita, a planta de algodão passa por um processo chamado “descaroçamento”, através de um “motor de algodão”, uma máquina que separa as hastes e sementes da suave fibra de algodão.
Nenhuma parte do algodoeiro é desperdiçada. As hastes e sementes são recolhidas para fabricar produtos, tais como camas para animais e óleo de sementes. A suave fibra de algodão é enfardada em unidades de 250 kg e marcada com identificação de fardo único para rastreio.
3. A purificação do algodão
A suave fibra de algodão é limpa de forma mecânica e depois purificada e branqueada com o processo orgânico exclusivo da Barnhardt. O processo de Barnhardt é o TCF (Totally Chlorine Free [totalmente sem cloro]), utilizando a purificação por oxigénio para limpar e branquear cuidadosamente.
Durante o processo de purificação orgânica, os óleos naturais e ceras são removidos da fibra de algodão, deixando o algodão limpo e absorvente. Qualquer resíduo restante na planta de algodão é eliminado.
O processo de purificação orgânico utilizado pela Barnhardt não contém corantes, fragrâncias, cloro ou outros químicos que não sejam aprovados pelas normas de produtos orgânicos.
O Barnhardt Purified Cotton™ utilizado para os tampões Tampax é testado relativamente a substâncias nocivas pela acreditação independente Oeko-Tex STANDARD 100®. Após o processo de purificação Barnhardt, o algodão é depois enfardado e enviado para a Tampax.
4. O fabrico de tampões
A Tampax transforma o algodão fornecido pela Barnhardt no produto que conheces. Tal como todos os produtos Tampax, os tampões Tampax Cotton Protection são testados relativamente a substâncias nocivas pela acreditação independente Oeko-Tex STANDARD 100®.
O Tampax Cotton Protection é fabricado numa fábrica da Tampax localizada em Auburn, nos EUA. Na fábrica, são realizadas mais de 40 verificações de qualidade diferentes diariamente, para garantir que cada tampão é corretamente fabricado e cumpre os regulamentos mundiais de qualidade e absorção de tampões.
- Todas as fábricas da Tampax são de desperdício zero no que se refere a aterros.
- Os tampões Tampax Cotton Protection são embalados em caixas que são fabricadas com materiais 100% reciclados. Se quiseres obter mais informações sobre a composição dos produtos Tampax, visita o nosso site tampax.eu/info.
Podes desempenhar a tua parte e fazer o que está certo para o planeta: nunca deites os tampões, invólucros ou aplicadores na sanita, utiliza um caixote do lixo.